quinta-feira, 12 de junho de 2008

Como conquistar meu espaço sendo eu jovem?



Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” 1Tm 4.12 (NVI)

Não permita que ninguém te deprecie por ser jovem, Ao contrário trate de ser um exemplo para os demais cristãos. Que quando ouvirem teu modo de falar, e verem como vives, tratem de ser puros como tu. Que todos imitem teu caráter amoroso e tua confiança em Deus” 1 Tm 4.12 (TLA es.)

Talvez a maior dificuldade que um jovem passa seja a de ser ouvido. No convívio social, principalmente em sua família e em seu trabalho, a busca de todo de todo jovem pe a de ter seu espaço respeitado,m e ele só conseguirá isso quando ele conseguir ser ouvido respeitosa e atenciosamente.
O jovem que não consegue este espaço se torna uma pessoa frustrada e perde a confiança em si mesmo.

E não consegue este espaço porque? Porque será que não consegue ser ouvido de forma respeitosa e atenciosa?

Primeiro porque é jovem e os mais velhos tem a tendência de despreza-lo, por acreditar que pela falta de experiência, o jovem não tem muita coisa importante para falar. No entanto o apóstolo Paulo nos dá instruções de como conquistar nosso espaço nos meios sociais:

1º - é preciso ser um jovem que se destaca por ser exemplo na palavra – em dois âmbitos: ser exemplo na maneira de falar e ser exemplo no exercício dos princípios da Palavra de Deus.

2º - é preciso ser um jovem que se destaca em seus procedimentos – ter um caráter íntegro que não se deixa corromper com as pequenas mentiras, enganos e injustiça. O procedimento de um jovem cristão deve sinalizar o Reino de Deus, sendo um promotor da justiça, da paz em Cristo e da alegria no Espírito Santo.

3º - é preciso ser um jovem que se destaca no amor – que não ama as pessoas somente pelos prazeres que estas lhe proporcionam, mas ama incondicionalmente e expressa isso simplesmente pelo fato dessas pessoas serem amadas por Jesus.

4º - é preciso ser um jovem que se destaca na fé e agrada a Deus por exercitá-la sem medo – a Palavra diz que sem fé é impossível agradar a Deus, então o exercício da fé O agrada. O Senhor considera de grande importância a fé, a esperança e o amor, sendo o amor o princípio de tudo.

5º - é preciso se destacar na pureza – não ter uma mente e boca corrompida pela imoralidade, ser justo e sábio no falar.

Se dedicarmo-nos para ter essas características, sendo diligente nestes procedimentos, as pessoas a nossa volta verão nosso progresso e conquistaremos assim nosso espaço.
Quero encerrar citando os versículos 15 e 16 de 1Timóteo 4:


“Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso. Atente bem para sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.”

2 comentários:

Unknown disse...

Legal DU...

Emerson Bueno disse...

Benção queridão, que Deus continue a te usar muito. O Senhor te abençoe, super abraço